Telas em branco, cacos espalhados no chão e o artista que nunca termina.

13/10/2011 19:15

Hey pessoal do blog,

é sempre fortalecedor pra mim postar aqui.

Pois estou passando por mais um processo na olaria.

É bom ver meu Pai trabalhando sobre as rodas.

Ver suas mãos pegarem o barro e trabalharem nele.

Saber que um pedaço de barro se transformará em um belo vaso.

Um belo vaso criado, formado, MOLADO para um propósito específico.

 

Quando penso em arrumar minha casa, em decorar algum cômodo dela,

penso antes em algum enfeite, em alguma coisa diferente para colocar talvez

em cima de uma prateleira da sala.

Mas o que seria bom para colocar ali?

Tem que ser algo específico para uma prateleira em minha sala.

Não posso colocar qualquer coisa!

Você já pensou em colocar uma panela na prateleira da sua sala?

Ou talvez uma calota de carro para enfeitar sua parede da cozinha?

Não seria a resposta mais correta. Estou certo?

 

Hoje com tanta moda, e tantas coisas diferentes em lojas de decoração,

Fico perdido e vislumbrado com tantas formas, cores, tamanhos, funções...

Até mesmo uma velha escada de madeira, de cabeça pra baixo, pintada, e com algumas placas de madeira em alguns de seus degraus, da forma a uma bela estante.

É...moda do séc. XXI.

Antes, o criador dessa escada de madeira, a criou para o propósito de alcançar lugares altos, para realizar alguma tarefa que seu tamanho corpóreo não alcançasse.

E hoje, a vemos em certos lares como: PRATELEIRA.

 

Espere um pouco. Você está mudando de assunto! – me diz você.

Não. Não estou mudando o assunto. – Respondo calmamente.

Estou apenas te mostrando a criatividade do artista ao criar algo.

Pois ele tem um propósito específico para sua arte.

Ainda que reinventados tempos depois.

Mas a arte criada foi formada para um propósito.

Quando reinventamos algo, pensamos em qual propósito para essa reinvenção.

A velha escada de madeira abandonada em algum canto da casa de um artista,

Deu lugar à reinvenção criativa do artista, que a virou de cabeça pra baixo, e deu algumas pincelas,

alguns retoques aqui, outros ali, e...pronto! Agora tenho uma linda e moderna estante.

 

Assim somos nós nas mãos do oleiro.

 

Oleiro?! Então você quer dizer que sou um simples barro? Você só pode estar ficando louco. Você sabe quem sou eu? – Me questiona você.

 

Sim. – Respondo.

 

Não sei como você pensa em relação a criacionismo ou evolucionismo.

Mas seja como for, a Bíblia pra mim é um manual de vida. Creio nela e em que a criou.

Em Gênesis 2: 6 e 7 diz: “Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

 

Na hora em que Deus formou o homem, a terra estava molhada.

Deus FORMOU o homem do pó da terra molhada.

O barro/argila dos oleiros deve estar constituído por silicatos de alumínio e outras impurezas que vão dar o color (Adorno, ornato).

Ou seja, somos BARRO!

Seja você quem for, você é barro!

Se Deus nos formou do barro, Ele é o oleiro e nos o vaso.

Ele é o artista e nós obra de suas mãos.

 

Em Jeremias 18, compartilhamos de uma visão linda que Deus deu ao jovem profeta.

E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. 

Jeremias 18:3-6

 

Talvez você pense que não há valor em você.

Pois afinal, somos apenas barro.

Barro não tem valor algum...

Realmente, barro não tem valor algum.

Não tem valor pra mim e pra você.

Mas dê a um oleiro um bom pedaço de barro de presente, pra ver se ele não irá gostar.

Pois o valor das “coisas” não está na “coisa”, está nos olhos de quem vê.

Olhamos você e eu pro barro e vemos: Barro!

Olha o oleiro para o barro e ele vê: Um bela oportunidade pra fazer um belo vaso!

 

Ao olhar para uma tela em branco, não vejo nenhuma possibilidade de criação minha.

Mas dê essa mesma tela, pincel e tintas a um pintor, e um tempo depois de ser rabiscada,

Pincelada, “atacada” com vários tons de tintas, aquela tela em branco agora é uma pintura.

 

Peguemos essa mesma pintura e olhamos para ela.

Eu, nada vejo além de tintas e às vezes um desenho.

Mas por que não vejo nada?

Meu olhos!

Minha perspectiva!

 

E quantas e quantas vezes, eu olho pra minha vida

E nada vejo de bonito.

“Só rabiscos...”

“Cacos...”

“Barro...”

“Tons cinzas misturados a sombras...”

 

Sabe amados, queria compartilhar isso com vocês.

Pois ser moldado por Deus é saber que Ele nos ama tanto,

Que se recusa a nos deixar da forma que estamos!

 

Ele é o artista!

Ele olha para nós e não vê apenas barro, ou talvez cacos e um tela rabiscadas com cores negras.

Mas ele olha para nós e vê a oportunidade de uma bela arte com um PROPÓSITO!

Sim, um propósito!

 

Não...não se julgue ou se menospreze pensando não haver beleza ou propósito pra você!

Talvez você tenha errado tanto, que rabiscou toda a tela da sua vida.

Talvez erros tão grandes que mancharam a tela de sua vida de negro.

Mas existe solução!

Qual?

As mãos e o talento de um grande artista!

Sim, eu sei que está tudo manchado de preto em sua tela.

Mas nas mãos de um grande artista, o preto vira sombra talvez de um jardim com árvores

Refrescando o pic-nic de uma família em um dia caloroso.

Ou talvez as pessoas olhem pra você, pra tela pintada da sua vida com cores tão lindas,

Tão perfeita, mas te julgam, não te dão valor.

Você sabia que o que vale nas pinturas não é o quadro em si?

Não, não é o quadro somente. Mas a assinatura de quem o pintou!

Paul Cézanne, De 1874 a 1877 participou das exposições impressionistas, mas sua real ambição era ser aceito no famoso Salão anual, em que a crítica especializada reunia aqueles que ela considerava como os principais artistas. Cézanne, contudo, era sistematicamente REJEITADO.

E hoje, ele é o verdadeiro fundador da arte moderna.

 

Talvez sua vida, esteja como a cacos quebrados, em vários pedaços espalhados por todos os lados e você pensa que acabou, não existe jeito para ser refeito. Afinal o vaso se quebrou em tantos pedaços, quem dará valor a cacos?

Quem dará valor a cacos de vasos? O mesmo que te formou do Pó da terra: O Oleiro!

Cito mais uma vez Jeremias 18: E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. 

Jeremias 18:3-6

 

Não importa qual seja a situação que você se encontra.

O que realmente importa é em que mãos você vai estar.

Se Você colocar a obra “falida” de sua vida nas mãos do artista certo...

Ah, eu te garanto que de quadros rabiscados, negros, manchados, ele fará uma bela pintura

Para decorar outras vidas sem cor. E quando a crítica ver a assinatura do GRANDE artista: eles vão se render.

Se você colocar a sua vida dada por “perdida” de tão quebrada que esteja, nas mãos do oleiro certo...

Ah, eu te garanto que ele fará um vaso lindo para decorar vidas, colocar flores, usar pra levar água viva para os que tem sede...quantas funções tem o vaso!

 

Mas eu te garanto, não é algo fácil e indolor.

Não!

Estou passando por esse processo.

Mudança significa: Ação ou efeito de fazer passar ou transportar alguém ou alguma coisa de um lugar para outro; Variação das coisas de um estado para outro; Modificação ou alteração de sentimentos ou atitudes.

Mudança requer coragem para abrir mão do “velho” conhecido para o novo ainda desconhecido.

É conflitante. Dá Medo. É desconfortável. Mas É esperançoso.

Saber que Ele fará algo COPLETAMENTE NOVO de algo um dia destruído!

 

E mais!

 

Ele nunca se dá por satisfeito!

 

Ele nunca termina a obra até estar perfeito!

 

Talvez você se contente com algo MUITO bom.

 

Ele NÃO!

 

Tendo por certo(ou tendo CERTEZA) isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a APERFEIÇOARÁ até ao dia de Jesus Cristo
Filipenses 1:6

 

Ou seja, a obra só será finalizada no dia em que Jesus voltar.

Enquanto isso, Ele nos APERFEIÇOA.

O que está bom, Ele fará ficar AINDA melhor!

 

Como Ele faz isso?

 

É confrontador. Mas você sabe aqueles momentos em que seu pai e sua mãe brigam com você? Ou Aquele seu amigo que você amava tanto e hoje ele não está mais junto com você? Ou situações que você não gosta. Pois tem sempre algo exigindo a mais?

Pois então!

 

Situações do nosso dia a dia são oportunidades de mudanças.

Uma personalidade descontrolada, começa a ser moldada por situações que te fazem perder o controle...

Situações inesperadas.

Situações desagradáveis.

Momentos que não entendemos e perguntamos do: por que está acontecendo isso comigo?

Posso responder como a um cartaz da prefeitura: “Desculpem o transtorno. Estamos em obra PARA melhor atendê-los”.

 

Agora ao invés de perguntar: por que que isso está acontecendo comigo?

Ouse perguntar assim: “Pai, o que o Senhor quer que eu APRENDA com essa situação?”.

 

Veja oportunidades de mudanças e aperfeiçoamento ao invés de situações ruins.

 

Termino com um versículo na versão NTLH* que reflete tudo isso falado. Pois Deus falou comigo essa semana:

 

“Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano”.

Romanos 8:28

 

*NTLH:Nova Tradução na Linguagem de Hoje